Atendimento Unissex

Atendemos o público Masculino e Feminino com Massagens, Depilação, Estética e Terapias. Venha fazer uma de nossas sessões em ambiente preparado com aroma de óleos essenciais, música relaxante, espaço calmo e iluminado por velas... Após um dia de trabalho cansativo você merece uma boa massagem relaxante em um ambiente tranquilo, com total privacidade e conforto.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Massagem Neurocirculatória



Efeitos Fisiológicos da Massagem




Sabemos que no nosso organismo qualquer estímulo desenvolve um reflexo motor ou visceral: o reflexo motor se traduz por um movimento ou deslocamento do corpo ou parte do mesmo, enquanto que o visceral se evidencia por uma modificação funcional.




As excitações cutâneas, provocadas pelas manobras da massagem, têm a propriedade de desencadear alterações sobre os músculos esqueléticos e lisos, sobre vasos sanguíneos superficiais e profundos, atingindo também órgãos, glândulas, e Sistema Nervoso.






Sobre o Sistema Nervoso:

A Massagem Neurocirculatória atua sobre o sistema nervoso por sensibilizar os folículos sensores encontrados na pele (Tato, Calor, Frio e Pressão)

Quando esses "sensores" são sensibilizados podemos produzir 3 efeitos:

Efeitos calmantes do SNC por indução ao Parassimpático (movimentos lentos e superficiais), excitantes do SNC (movimentos rápidos e superficiais) e analgesia. Isto, geralmente, é o que basta para se conseguir “quebrar” o ciclo de DOR / TENSÃO / CONTRAÇÃO / DOR. Este efeito é evidenciado pela diferença na velocidade de percepção que o SNC tem com respeito aos estímulos cutâneos (Teoria das Comportas da Dor) ou, conforme a teoria em que a analgesia ocorre pelo SNC priorizar as sensações do presentes em detrimento das do passado. Sabemos também que a massagem tem a propriedade de incrementar o peristaltismo quando feita sobre uma região onde estes movimentos
existam.



Sobre o Tecido Tegumentar:
Mediante a troca de líquidos (arterial / intersticial / intracelular / linfático ou venoso) temos a revitalização dos tecidos por desintoxicação e nutrição dos mesmos.



Sobre o Tecido Adiposo:
O favorecimento da troca de líquidos implicará na melhora da circulação periférica que dá condições aos adipócitos, em especial os superficiais, de "manterem" sua carga, impedindo a sedimentação que dá origem à celulite.



Sobre o Tecido Muscular:
A massagem desintoxica a musculatura pelo retorno venoso e linfático, nutre e, dependendo das manobras utilizadas, pode tonificá-la.


Sobre o Tecido Ósseo:
Está provado, mediante trabalhos científicos, que o contato do músculo com o osso (fácia no periósteo) previne e combate a Osteoporose.



Sobre o Sistema Digestivo:
Quando feita sobre o "quadrado intestinal" previne e combate a constipação intestinal.



Sobre o Sistema Glandular Endócrino:
Através da troca de líquidos recupera hormônios "perdidos" possibilitando que encontrem seus "alvos".


Sobre o Sistema Linfático - Imunológico:
Colabora com o retorno linfático formando "nova linfa" através da pressão nos tecidos. Melhora as defesas por ativar a circulação dos linfócitos e direcionar mais "liquido" para os Linfonodos.


Sobre o Sistema Respiratório:
Com manobras adequadas (percussão / tapotamento) obtêm-se melhoras nos brônquios e bronquíolos.


Sobre o Sistema Urinário:
A troca de líquidos nos tecidos obriga o sistema urinário a depurar o sangue fazendo urina. Isto colabora com a "limpeza” do próprio sistema.


Sobre o Sistema Circulatório:
Por sua ação mecânica, a massagem Neurocirculatória facilita o retorno venoso e linfático. O trabalho do terapeuta pode fazer com que tecidos com pouca circulação sejam alcançados Com este incremento circulatório todos os órgãos melhoram.

Descompressão Vertebral





Por que Descompressão Vertebral?

Usamos a expressão "Descompressão Vertebral" porque a palavra "Manipulação" traz uma conotação "Quiroprática" e não queremos que seja assim por 2 motivos:

a) Não somos "Quiropatas". "Quiropraxia" é, antes de tudo, uma Filosofia assim como a "Alopatia", a "Homeopatia" ou, mais profundamente, a medicina "Hipocrática e a Galênica".

b) As "Manipulações Vertebrais" já existiam antes do surgimento da "Quiropraxia".
O Shiatsu, o Seitai e outras técnicas orientais já as usavam . Portanto as "Manipulações Vertebrais" são de "Domínio Universal". Sendo assim, sem querer adonar-se dessas "Manobras" e preferindo destacar seus efeitos, usamos a expressão "Descompressão Vertebral".

Por que usar as "Descompressões Vertebrais?

Ao desenvolver a Filosofia da "Espondiloterapia" perceberam que os problemas de coluna e, ou, seus comprometimentos tinham, ou tiveram, sua origem por ocasião de uma "alteração", para mais ou para menos, nos "Desvios do Eixo" da Coluna Vertebral (ADEC). Esses "Desvios do Eixo" são as curvaturas da coluna para frente (lordose lombar e cervical), para trás (cifose) e para os lados (escoliose). Na "Espondiloterapia" esses desvios são tidos como "naturais" pois estão presentes em todas as pessoas, mesmo a escoliose. Quanto a escoliose, como ela "carrega" um "estigma" patológico e, não obstante, está presente em todas as pessoas, caracterizando-se assim como uma curvatura natural, resolvemos adjetivá-la de "Escoliose Social" diferenciando-a das chamadas "Posturais" ou "Funcionais" e "Estruturais" que, para serem assim classificadas, devem aparecer nas radiografias ou serem "claramente" visíveis. A "Escoliose Social" não aparece necessariamente em radiografias e tão pouco necessita ser "claramente" visível, mas é facilmente constatada pela "Avaliação Morfológica". Como os "problemas" relacionados a Coluna Vertebral e, ou, seus comprometimentos tem ou tiveram este vínculo com as alterações nas curvaturas "naturais" as manobras de "Descompressão Vertebral" visam restabelecer o "Natural" de cada um quanto a essas curvaturas.

Como atuam as "Manobras de Descompressão Vertebral"?

A "Descompressão Vertebral" atua ao nível das facetas articulares das vértebras (superiores e inferiores). Visa liberar ou "folgar" o ramo sensor da raiz posterior que inerva a faceta e devolver o estado natural dos Desvios do Eixo da Coluna Vertebral. Consegue isso aumentando o limite fisiológico da articulação facetaria e tracionando a coluna vertebral. Esta "liberação" desfaz as contrações da musculatura para-vertebral favorecendo a reidratação dos discos intervertebrais.

O alinhamento do Eixo e a devolução das curvas Naturais da Coluna igualmente colabora na redução de discos protrusos e mesmo de hérnias discais. O Sistema Nervoso Autônomo Simpático igualmente se beneficia (1ª Torácica à 2ª ou 3ª Lombar) e a circulação das artérias vertebrais melhora substancialmente. Sintomas como: dores de cabeça, tonturas, dificuldades de concentração, dores no trapézio, bursites no ombro ou cotovelo pulso, (LER, DORT, Síndrome do Túnel do Carpo), tremores na vista, aumento da salivação, dificuldades para engolir, dificuldades para respiração profunda, arritmias, azia, hérnia de hiato, gastrite, úlceras, cólicas menstruais, dores dorsais, dores lombares, dores ciáticas (protrusões ou hérnia discal), cãibras, esporão do calcâneo, etc., tendo origem na coluna vertebral, são eliminados ou tendem a desaparecer.

Entendemos que as manobras de Descompressão Vertebrais são "traumáticas" para o paciente. Por este motivo procuramos usar o menor número possível de manobras necessárias para se obter o efeito de alinhamento ou desbloqueio da coluna vertebral.
As manobras de descompressão vertebral devem obedecer uma sequência.


Obs.1- Não usamos manobras de "Descompressão Vertebral" em áreas que não apresentam problemas (dor), mesmo quando a "Avaliação Morfológica" tornar claro que algo logo acontecerá. Quando alguém está sem DOR, em determinada região da coluna, seria difícil fazer essa pessoa sentir-se melhor do que já está e, se algo desestabilizar a região fazendo com que uma dor apareça, para o paciente, o terapeuta será o culpado. O mais indicado seria apenas mencionar que, pela "Avaliação Morfológica", algo poderá acontecer em breve e que estaremos à disposição para corrigir o problema.

Obs. 2 - Uma manobra de "Descompressão Vertebral" deverá ser precedida de massagem profunda e lenta na região e de tração, quando na região Lombar.

Obs. 3 - Para que os benefícios da "Descompressão Vertebral" perdurem é necessário que o "agente" causador das mudanças, para mais ou para menos, nas curvaturas naturais da coluna seja identificado e combatido. A identificação desse "agente" torna-se possível com a aplicação do protocolo de avaliação da "Espondiloterapia" que procura relacionar os sintomas neurocirculatórios e as alterações nos "Desvios do Eixo" da Coluna Vertebral (ADEC)




"O conhecimento não foge, mas tem a mania de esconder-se."





Pense nisso!

Espondiloterapia

Trata-se de um protocolo para avaliação, interpretação e orientação aplicado à coluna vertebral e/ou seus comprometimentos.

Com o uso da Espondiloterapia, é possível melhorar a qualidade de vida de uma pessoa por identificar e corrigir os fatores geradores de várias patologias ou desconfortos que a afligem, como: muitas das dores de cabeça, algumas das tonturas, dores na nuca, dores na musculatura do pescoço, dores no ombro, no cotovelo, dificuldades para fechar a mão ao acordar, tremores na vista, dificuldades para se fazer respirações profundas, dores no peito, azia (refluxo gastro-esofágico), dores nas costas (região torácica e lombar), dores que descem pela perna (glúteo, coxa, panturrilha), dores na articulação coxofemoral, câimbras noturnas, esporão no calcâneo (posterior e plantar), osteoporose, reumatismo e outros.


A Espondiloterapia tornou-se um gerenciador para tratamentos Massoterapêuticos, Quiropráticos, Osteopáticos e Fisioterapêuticos.








Disse o poeta: "A felicidade está onde a colocamos, infelizmente temos o costume de não a colocar onde estamos."



Pense nisso!



Alexsa Gomes, participa do Curso de TERAPIAS CORPORAIS - MASSOTERAPIA





Alexsa Gomes, participa do Curso de TERAPIAS CORPORAIS - MASSOTERAPIA

Certificado com Registro na ANVISA (Vigilância Sanitária).



"Não tentar por temer perder, é abdicar da possibilidade de vencer."



((Rubens Balestro))




O Curso de Massagem Terapêutica é composto de dez Disciplinas e seis Técnicas.



Grade Curricular


  • Legislação,
  • Anatomia e Fisiologia do Corpo Humano,
  • Ética e Relações Humanas,
  • Massagem Neurocirculatória com os efeitos relaxantes, Desintoxicantes, Nutritivos (Modelantes e Desportivos) e Reabilitantes do Sistema Nervoso,
  • Drenagem Linfática Corporal e Facial pelo Método Propeli,
  • Drenagem Sinovial,
  • Espondiloterapia,
  • Descompressão Vertebral,
  • Massagem Osteossensibilizante.
Seis certificados, um para cada técnica e um certificado com Registro na ANVISA (Vigilância Sanitária).


Sobre as técnicas :



Massagem Neurocirculatória: Técnica de massagem derivada da massagem pelo estilo sueco. Pode produzir, dependendo de combinações de velocidade e pressão, relaxamento, Analgasia, Desintoxicação Muscular, Modelagem Corporal, Nutrição de Tecidos, Excitação dos Sistema Nervoso (Reabilitação de AVC).

Drenagem Linfática pelo Método PROPELI: Técnica baseada na Drenagem linfática Fisiológica e que tem excelentes resultados no Combate a celulite, Retenção de líquidos, Distribuição Hormonal podendo ser utilizada após tratamentos estéticos e, por não ser deslizante nem bombeante, nas áreas onde a Massagem Neurocirculatória está impedida de ser praticada (regiões das costas com escaras ou em regiões com flebite ou trombose).


Espondiloteapia: Técnica de Avaliação, Interpretação e orientação para ser usada nos problemas de coluna e, ou, seus comprometimentos. É a técnica que busca a solução para os problemas. Nos casos terapêuticos deve ser utilizada primeiro.
Descompressão Vertebral : Técnica manipulativa que busca o realinhamento da coluna vertebral procurando devolver à mesma suas curvaturas naturais.

Massagem Osteossensibilizante: Técnica utilizada para o combate à Osteoporose com resultados verdadeiramente surpreendentes.
Drenagem Sinovial : Técnica utilizada nas Cápsulas Sinoviais das articulações do ombro cotovelo coxofemoral e joelho, podendo ainda ser aplicada no carpo e tarso.

Conteúdo Técnico, Demonstrativo e Prático:





  • Anatomia e Fisiologia do Corpo Humano.
  • Legislação,
  • Ética e Relações Humanas.
  • Massagem Neurocirculatória. Drenagem Linfática Corporal e Facial pelo Método Propeli.
  • Drenagem Sinovial.
  • Espondiloterapia.
  • Descompressão Vertebral.
  • Massagem Osteossensibilizante.




Ministrante: Prof. Rubens Balestro (RS)